O Hospital Regional São Paulo (HRSP) informou, nesta terça-feira (2), que está em colapso. O anúncio foi feito pela Direção Técnica e Administrativa da unidade hospitalar. Segundo a nota, não há mais espaço físico, estrutura e pessoal para atender a grande demanda que cresce diariamente.
“Estamos com nossa unidade 100% lotada em todos os ambientes, tanto na UTI Geral, UTI Neonatal, internação, Ala Covid, mas especialmente na Emergência, que hoje (terça-feira, 2) está com 35 pacientes, destes, 20 entubados, que aguardam transferência para leitos de UTI Covid. Estamos vivendo o pior momento desde o início da pandemia da Covid-19. Não iremos viver uma catástrofe, já estamos nela”, diz o comunicado do HRSP.
O hospital informou que desdobramentos e aumentos foram feitos para atender a demanda, entretanto, mesmo assim a situação está colapsada. Neste momento, não há possibilidade de receber pacientes que necessitem de ventilação mecânica ou suporte de oxigênio. A unidade hospitalar disse, ainda, que neste momento há pacientes graves em poltronas ou espaços improvisados, pois a estrutura física para atendimento está esgotada.
De acordo com o HRSP, mesmo com os equipamentos recebidos do Governo Federal e Estadual, não há mais espaço físico, equipamentos e ambiente para atender nossos pacientes.
“Estamos em um momento tão crítico, que será melhor para o paciente ficar aguardando atendimento dentro de uma ambulância do que dentro dos espaços da unidade hospitalar, o paciente terá mais suporte e recursos dentro da ambulância. Seria uma imprudência retirar o paciente do suporte que está recebendo na ambulância, com o aporte dos equipamentos de uma UTI Móvel e dos profissionais para atender esse paciente, do que receber ele no hospital.”, afirma o Hospital São Paulo.
Fonte: CilcRDC