Agravou-se, nas últimas horas, o estado de saúde do senador Major Olímpio (PSL-SP), de 58 anos, internado com Covid-19 em uma unidade de tratamento intensivo (UTI) do Hospital São Camilo, em São Paulo, após ter sido diagnosticado com a doença em 2 de março. Ele está na UTI desde o dia 5.
Segundo amigos próximos do senador, que passaram o dia em orações, a situação piorou nesta sexta-feira (12). A família não confirma nem nega que ele esteja entubado e assessores do parlamentar afirmaram que não poderiam dar a informação.
Entre amigos próximos, firmou-se uma corrente de orações e conversas em grupos de mensagens de otimismo para que o senador, que já foi deputado federal e estadual por São Paulo, consiga ter forças para sair da UTI e vencer a doença. Amigos também postaram nas redes sociais mensagens pedindo apoio a apoiadores do senador do PSL.
"Sei que o estado dele está punk, piorou de ontem (quinta-feira, 11) para hoje (sexta-feira, 12)", disse ao G1 uma amiga próxima.
A família divulgou que "o quadro requer cuidados". "Pedimos a imprensa que respeite o momento, que será de recolhimento e de foco no tratamento. Continuemos em oração pelo seu restabelecimento e de todos neste momento", escreveu a família.
O senador está na UTI, por recomendação médica, desde o dia 5 de março, para tratamento de um quadro de infecção.
"Informamos que o Senador Major Olimpio ainda está na UTI devido a recomendação médica para tratamento de um quadro de infecção, mas conforme anteriormente informado não houve e, se Deus quiser, não haverá necessidade de intubação. Agradecemos a todos pelas orações e todo apoio", disse a nova oficial do gabinete dele em 5 de março.
No dia 4 de março o senador usou as redes sociais para comunicar a internação e dizer que estava "evoluindo satisfatoriamente".
“Gostaria de agradecer todos vocês pelas mensagens de carinho e orações pela minha recuperação. Segundo o médico, meu quadro está evoluindo bem apesar da gravidade e tenho fé que em breve estou de volta ao combate! Estou internado em razão da Covid-19, mas tenho fé que em breve estarei recuperado. Minha solidariedade a todos os brasileiros neste momento difícil. Juntos vamos vencer”, afirmou o senador em suas redes sociais nesta quinta (4).
Apesar da internação, Major Olímpio participou no dia 3 de março de uma sessão de trabalhos do Senado, através de videoconferência.
Desde o início da pandemia, dois senadores já faleceram por causa da doença: José Maranhão (MDB-PB), de 87 anos, e Arolde de Oliveira (PSD-RJ).
Major Olímpio foi eleito senador por São Paulo em 2018, conquistando cerca de 9 milhões de votos no pleito daquele ano.
Fonte: Portal G1